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Acesso para modificação de arquivos do Joomla/Wordpress

Adicionado por Estêvão Samuel Procópio Amaral mais de 10 anos atrás

Caso seu setor necessite acesso direto aos arquivos do Joomla/Wordpress instalados pela DICOM, siga os seguintes procedimentos:

Criação de Chave de Acesso SSH

Sua chave para acesso SSH pode ser criada no Ubuntu/Debian utilizando o aplicativo "Senhas e chaves de criptografia" (seahorse).

Criação e Exportação de Chave usando Seahorse

Liberação de Acesso

Para que seu acesso seja liberado, basta fazer uma requisição de Liberação de Acesso a Site Hospedado na UFVJM no SIGA anexando o arquivo da sua chave pública, informando quais os sites você precisa acessar, a partir de qual máquina (endereços MAC e IP) se dará o acesso e por quanto tempo o acesso deve ser liberado.

IMPORTANTE: Caso você perca sua chave de acesso ou suspeite que outra pessoa tenha conseguido a sua chave privada, mesmo que criptografada com uma frase-passe, recomendamos que informe a Seção de Segurança e Servidores o mais rápido possível para que possamos remover o acesso da chave aos nossos servidores.

Informativo sobre a migração do serviço de e-mail (1 comentário)

Adicionado por Anônimo mais de 13 anos atrás

O DTI vem informar aos usuários do serviço de e-mail da UFVJM que, por razões técnicas, foi necessário antecipar a migração para o novo ambiente de e-mail institucional, desde que alguns serviços, tais como o envio de e-mails para todos os funcionários, a criação de novos e-mails institucionais e a alteração de senhas já não estavam funcionando devidamente.

O DTI se viu, dessa forma, obrigado a realizar a migração (antecipando esse serviço que estava previsto para ser realizado em janeiro de 2011) para o novo servidor de e-mail institucional visando manter a plena funcionalidade dos serviços.

Durante o processo de migração, alguns problemas foram encontrados. Dentre eles, citamos usuários que possuem caixa postal ultrapassando os dois gigabytes. Outro fator que fez com que a migração levasse mais tempo que o planejado foi a existência de mensagens grandes (entre 8 a 30 megabytes cada) nas caixas postais dos usuários. O DTI já havia entrado em contato com esses usuários para que fossem feitas uma limpeza nas caixas de mensagens antes da migração, porém, pelos fatos ocorridos nos dias 25 e 26 de novembro, não foi possível esperar que tal limpeza fosse concluída.

Visando uma menor interrupção dos serviços, o DTI resolveu iniciar a migração na noite de sexta-feira, dia 26. O término da migração estava previsto para a noite de sábado, dia 27, porém, pelos problemas previamente citados, esta só foi finalizada em 30 de novembro.
Essa migração, além de manter o bom funcionamento dos serviços prestados à comunidade da UFVJM, visa também, a melhoria da segurança da informação e da comunicação interna nesta instituição. O novo ambiente de e-mail institucional incorpora funcionalidades como contatos, agenda de eventos e boletins internos.

O DTI aproveita para reiterar que não envia e-mails aos funcionários pedindo dados pessoais ou senhas. Caso receba algum e-mail desta natureza, favor encaminhá-lo para: , para que as devidas providências sejam tomadas.
Informamos que todas as ações citadas acima foram de conhecimento e autorizadas pela reitoria, devido à necessidade e urgência da execução dos serviços. O DTI agradece a compreensão e coloca a disposição para quaisquer esclarecimentos ou dúvidas que venham surgir.
Atenciosamente,

Diretoria de Tecnologia da informação

Solicitações de Video-conferência (1 comentário)

Adicionado por Estêvão Samuel Procópio Amaral mais de 13 anos atrás

O DTI informa que as solicitações de videoconferência são de inteira responsabilidade do requisitante, que deve:

  1. Reservar o espaço físico:
    1. Campus Diamantina: Sala do Conselho Universitário - CONSU (Campus I) - Solicitar ao DAA
    2. Campus Mucuri: Auditório - Solicitar à Superintendência
  2. Reservar o equipamento via SIGA.

Ressaltamos que a resposta da requisição via SIGA se refere somente ao equipamento de videoconferência. O agendamento do espaço físico deve ser feito com o setor resposável previamente citado.

Caso haja problemas na reserva de qualquer um dos itens acima, a video-conferencia não ocorrerá.

Caso a videoconferência seja entre o Campus Diamantina e o Campus Mucuri, o espaço físico deve ser reservado em ambos os Campi.

E-mails pedindo senhas e informações pessoais (1 comentário)

Adicionado por Estêvão Samuel Procópio Amaral mais de 13 anos atrás

A Seção de Segurança e Servidores vem a público reiterar que a Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI não envia e-mails pedindo que os usuários respondam adicionando suas senhas ou informações pessoais. Esses e-mails vem de pessoas mal-intencionadas que desejam utilizar a sua conta de e-mail para a disseminação de mensagens indesejadas, virus e etc.

Agradecemos a compreensão.

Seção de Segurança e Servidores
DTI - UFVJM

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