Projeto

Geral

Perfil

Consultar Planos de Ensino

Endereço para acesso à consulta dos Planos de Ensino publicados:

SIGA :: Ensino :: Turmas :: Consulta ao Plano de Ensino

O plano de ensino é o instrumento de organização das disciplinas de graduação constantes na estrutura curricular dos cursos da UFVJM.
O Plano de Ensino deve ser elaborado em consonância com a ementa da disciplina e o perfil do profissional definido no Projeto Pedagógico do Curso.
É elaborado pelo docente responsável pela disciplina, apresentado em formulário próprio, atualmente os acadêmicos da UFVJM podem acessar os Planos de Ensino diretamente no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

Contém as seguintes informações:

Identificação da Disciplina: código, nome, número de créditos e carga horária.
Pré-requisitos e Co-requisitos: código e nome das disciplinas que servem de pré-requisitos e co-requisitos.
Curso: curso (s) para o (s) qual (is) a disciplina é oferecida.
Professor responsável pela disciplina.
Objetivo: descrição da contribuição da disciplina para a formação do discente.
Ementa: descrição sumária do conteúdo a ser desenvolvido na disciplina a qual consta no Projeto Político Pedagógico do Curso.
Conteúdo Programático e Avaliações: consiste da relação dos conhecimentos selecionados para serem trabalhados na disciplina. Estes conhecimentos deverão ser apresentados sob forma de tópicos com a respectiva carga horária e, na medida do possível, em itens e respectivos sub-itens, e outras sub-divisões porventura existentes, de modo que definam, necessariamente, o grau de aprofundamento levado a efeito na disciplina. O conteúdo programático da disciplina deve guardar necessariamente relação com sua ementa, pois esta representa uma visão global do programa. Devem ser incluídas nesse item as visitas técnicas, atividades de campo e as formas de avaliação da disciplina.
Bibliografia: deve ser indicada a bibliografia necessária para a disciplina.

Menu de acesso ao Plano de Ensino

Consulta de plano de ensino

Após a seleção do ano e curso, será listado as disciplinas e disponibilizado a visualização e impressão do plano de ensino.

Cadastro do plano de aula

Uma vez selecionado a disciplina, o sistema irá permitir a consulta dos dados do plano de ensino.

Mais informações

Resolução nº 18-CONSEPE/2008
Plano de Ensino - Modelo Institucional