Projeto

Geral

Perfil

Documentação "Reserva de espaço"

Solicitante

Este módulo foi desenvolvido atendendo a uma solicitação do Prof. Marcus, Diretor da Programa na época. Depois teve pequenas modificações para atender às necessidades do campus Mucuri.

Desenvolvedores

Os principais desenvolvedores do módulo são:
  • Jefferson P. Aniceto
  • Alvaro Rocha
  • Renato

Tutorial do Módulo

Um dos links do menu principal do módulo é o próprio tutorial de como utilizá-lo. Apesar de já haver muitas modificações desde então ele ainda é bem válido visto que nunca ouvi reclamação ou solicitação quanto à sua atualização.
http://projetos.ufvjm.edu.br/projects/sigawiki/wiki/Reservar_Espa%C3%A7o

Procedimento Operacional Padrão

A todo instante alguém faz alguma sugestão em relação ao módulo. As pequenas modificações eu fui implementando sempre que possível, mas as grandes eu peço que sejam direcionadas ao DAA do campus de Diamantina como forma de centralizar as demandas. Isto também permite que pessoas que trabalham na área façam a triagem da pertinência das solicitações. Esta ideia tem dado muito certo, pois as solicitações que chegam a mim vindas do DAA geralmente são muito úteis para a instituição.

Uma dúvida/reclamação muito comum é em relação à quantidade de reservas ativas que alguém pode ter. Sempre explico o seguinte:
Essas regra de quantidade de reserva ativas e de hoje até quantos dias se pode fazer a reserva são valores definidos pelo solicitante do módulo e tinham um objetivo na época de limitar as reservas por pessoa, pois a UFVJM-Campus JK não dispunha de uma grande quantidade de salas.
Este problema tende a acabar quando o novo prédio de salas for inaugurado. Este também não é um problema do Campus Mucuri, mas este na época não era contemplado pelo módulo.

Obs.: a quantidade de reservas ativas já foi parametrizada e hoje é o DAA de cada campus que informa essa quantidade.

Segue abaixo um roteiro de atendimento que utilizo para os usuário deste módulo:

Estrutura geral do módulo em relação ao SIGA

O projeto reserva de espaços atual é a continuação de um que havia sido começado em 2010.

Abaixo tem um diagrama que mostra como é a estrutura do projeto em relação ao SIGA:

Segue abaixo o DER do projeto:

Mapa do módulo

Obs: no rodapé do mapa acima (em vermelho) é possível ver uma informação sobre arquivos lixo que estão misturadas no projeto. Eu nunca tirei por que me esqueci e na primeira vez que foram identificados tínhamos muitas tarefas para fazer.