Projetos DTI: Notíciashttps://projetos.ufvjm.edu.br/https://projetos.ufvjm.edu.br/favicon.ico?16780521372013-09-02T12:37:15ZProjetos DTI
Redmine Informativos DTI - Acesso para modificação de arquivos do Joomla/Wordpresshttps://projetos.ufvjm.edu.br/news/452013-09-02T12:37:15ZEstêvão Samuel Procópio Amaralestevao@ufvjm.edu.br
<p>Caso seu setor necessite acesso direto aos arquivos do Joomla/Wordpress instalados pela DICOM, siga os seguintes procedimentos:</p>
<a name="Criação-de-Chave-de-Acesso-SSH"></a>
<h2 >Criação de Chave de Acesso SSH<a href="#Criação-de-Chave-de-Acesso-SSH" class="wiki-anchor">¶</a></h2>
<p>Sua chave para acesso SSH pode ser criada no Ubuntu/Debian utilizando o aplicativo "Senhas e chaves de criptografia" (seahorse).</p>
<p><a class="wiki-page" href="https://projetos.ufvjm.edu.br/projects/informativos-dti/wiki/Cria%C3%A7%C3%A3o_e_Exporta%C3%A7%C3%A3o_de_Chave_usando_Seahorse">Criação e Exportação de Chave usando Seahorse</a></p>
<a name="Liberação-de-Acesso"></a>
<h2 >Liberação de Acesso<a href="#Liberação-de-Acesso" class="wiki-anchor">¶</a></h2>
<p>Para que seu acesso seja liberado, basta fazer uma requisição de <strong>Liberação de Acesso a Site Hospedado na UFVJM</strong> no SIGA anexando o arquivo da sua chave pública, informando quais os sites você precisa acessar, a partir de qual máquina (endereços MAC e IP) se dará o acesso e por quanto tempo o acesso deve ser liberado.</p>
<p><strong>IMPORTANTE:</strong> Caso você perca sua chave de acesso ou suspeite que outra pessoa tenha conseguido a sua chave privada, mesmo que criptografada com uma frase-passe, recomendamos que informe a Seção de Segurança e Servidores o mais rápido possível para que possamos remover o acesso da chave aos nossos servidores.</p> Informativos DTI - Informativo sobre a migração do serviço de e-mailhttps://projetos.ufvjm.edu.br/news/182010-12-01T21:28:19ZAnônimo
<p>O DTI vem informar aos usuários do serviço de e-mail da UFVJM que, por razões técnicas, foi necessário antecipar a migração para o novo ambiente de e-mail institucional, desde que alguns serviços, tais como o envio de e-mails para todos os funcionários, a criação de novos e-mails institucionais e a alteração de senhas já não estavam funcionando devidamente.</p>
<p>O DTI se viu, dessa forma, obrigado a realizar a migração (antecipando esse serviço que estava previsto para ser realizado em janeiro de 2011) para o novo servidor de e-mail institucional visando manter a plena funcionalidade dos serviços.</p>
<p>Durante o processo de migração, alguns problemas foram encontrados. Dentre eles, citamos usuários que possuem caixa postal ultrapassando os dois gigabytes. Outro fator que fez com que a migração levasse mais tempo que o planejado foi a existência de mensagens grandes (entre 8 a 30 megabytes cada) nas caixas postais dos usuários. O DTI já havia entrado em contato com esses usuários para que fossem feitas uma limpeza nas caixas de mensagens antes da migração, porém, pelos fatos ocorridos nos dias 25 e 26 de novembro, não foi possível esperar que tal limpeza fosse concluída.</p>
<p>Visando uma menor interrupção dos serviços, o DTI resolveu iniciar a migração na noite de sexta-feira, dia 26. O término da migração estava previsto para a noite de sábado, dia 27, porém, pelos problemas previamente citados, esta só foi finalizada em 30 de novembro.<br />Essa migração, além de manter o bom funcionamento dos serviços prestados à comunidade da UFVJM, visa também, a melhoria da segurança da informação e da comunicação interna nesta instituição. O novo ambiente de e-mail institucional incorpora funcionalidades como contatos, agenda de eventos e boletins internos.</p>
<p>O DTI aproveita para reiterar que não envia e-mails aos funcionários pedindo dados pessoais ou senhas. Caso receba algum e-mail desta natureza, favor encaminhá-lo para: <a class="email" href="mailto:seguranca@ufvjm.edu.br">seguranca@ufvjm.edu.br</a>, para que as devidas providências sejam tomadas.<br />Informamos que todas as ações citadas acima foram de conhecimento e autorizadas pela reitoria, devido à necessidade e urgência da execução dos serviços. O DTI agradece a compreensão e coloca a disposição para quaisquer esclarecimentos ou dúvidas que venham surgir.<br />Atenciosamente,</p>
<p>Diretoria de Tecnologia da informação</p> Informativos DTI - Solicitações de Video-conferênciahttps://projetos.ufvjm.edu.br/news/162010-11-17T13:10:25ZEstêvão Samuel Procópio Amaralestevao@ufvjm.edu.br
<p>O DTI informa que <strong>as solicitações de videoconferência são de inteira responsabilidade do requisitante</strong>, que deve:</p>
<ol>
<li>Reservar o espaço físico:
<ol>
<li>Campus Diamantina: Sala do Conselho Universitário - CONSU (Campus I) - Solicitar ao DAA</li>
<li>Campus Mucuri: Auditório - Solicitar à Superintendência</li>
</ol>
</li>
<li>Reservar o equipamento via SIGA.</li>
</ol>
<p>Ressaltamos que a resposta da requisição via SIGA se refere somente ao equipamento de videoconferência. O agendamento do espaço físico deve ser feito com o setor resposável previamente citado.</p>
<p><strong>Caso haja problemas na reserva de qualquer um dos itens acima, a video-conferencia não ocorrerá.</strong></p>
<p>Caso a videoconferência seja entre o Campus Diamantina e o Campus Mucuri, o espaço físico deve ser reservado em ambos os Campi.</p> Informativos DTI - E-mails pedindo senhas e informações pessoaishttps://projetos.ufvjm.edu.br/news/142010-11-11T16:05:08ZEstêvão Samuel Procópio Amaralestevao@ufvjm.edu.br
<p>A Seção de Segurança e Servidores vem a público reiterar que a Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI <strong>não envia e-mails pedindo que os usuários respondam adicionando suas senhas ou informações pessoais</strong>. Esses e-mails vem de <strong>pessoas mal-intencionadas</strong> que desejam utilizar a sua conta de e-mail para a disseminação de mensagens indesejadas, virus e etc.</p>
<p>Agradecemos a compreensão.</p>
<p>Seção de Segurança e Servidores<br />DTI - UFVJM</p>