Projeto

Geral

Perfil

Solicitar pré-matrícula

Todos os semestres os alunos devem acessar o sistema no período definido no calendário acadêmico para solicitar as pré-matrículas nas disciplinas que deverão cursa no próximo período letivo. Para solicitar as pré-matrículas siga os seguintes passos descritos abaixo.

Solicitar pré-matrícula em turmas regulares

Endereço para acesso às Matrículas:

SIGA :: Ensino :: Matrícula

Nessa tela, clique na aba Turmas Disponíveis

Nesta aba aparecerão todas as disciplinas que você poderá cursar, de acordo com o andamento no respectivo curso. Com um mínimo de 8 créditos, você poderá escolher disciplinas, de acordo com o horário estabelecido para cada disciplina. Selecione as disciplinas desejadas, clique em Matricular nas turmas selecionadas

Após clicar no botão Matricular nas turmas selecionadas aparecerá uma janela mostrando informações sobre cada disciplina matriculada, se ela foi matriculada com sucesso.

Cancelar pedido de pré-matrícula

Para excluir o pedido de pré-matrículas de uma turma (No exemplo: FLO036 - F), clique sobre o código da disciplina, ainda no quadro de pré-matrículas. Aparecerão algumas informações sobre ela. Clique em Cancelar esta pré-matrícula

Solicitar pré-matrícula em turmas opcionais

Para matricular-se em uma disciplina opcional preencha os campos (logo abaixo das disciplinas disponíveis) com o código da disciplina e a turma e clique em Pré-Matricular em disciplina opcional.

Processamento de pré-matrícula

Após o período de pré-matrícula ocorre o processo de análise, que visa dar prioridade aos alunos regulares para que eles possam cursar as disciplinas necessárias para sua formação. A análise é um processo tanto eliminatório quanto classificatório e consiste das seguintes etapas:

Verificação de incompatibilidades

As incompatibilidades podem impedir um aluno de concorrer a uma vaga em uma ou mais turmas. As possíveis incompatibilidades são as seguintes:
  • Pré-matrícula em disciplina já cursada - ocorre quando você seleciona uma turma de uma disciplina que já consta como Aprovado ou Aproveitamento de Créditos no seu histórico. Pode ocorrer também alguns casos em que você já tenha cursado uma disciplina que seja equivalente à disciplina selecionada.
    Coincidência de horários - ocorre quando duas ou mais turmas possuem horários incompatíveis. Nessa situação, você estará impedido de concorrer a todas as turmas possuirem horários incompatíveis. As turmas nessa situação são mostradas em vermelho no Quadro de Pré-Matrículas.

Falta de pré-requisito - ocorre quando a disciplina da turma pleiteada possui pré-requisitos que ainda não constam no seu histórico como Aprovado ou Aproveitamento de créditos. Para concorrer a uma vaga em uma turma de disciplina com pré-requisitos, é necessário que se tenha cursado todos os pré-requisitos ou disciplinas equivalentes aos pré-requisitos

  • Falta de co-requisito - algumas disciplinas devem ser cursadas concorrentemente com outras. Para concorrer a uma disciplina que possua co-requisitos, você deve também se pre-matricular em todos os co-requisitos listados pela disciplina.

Critérios de classificação

  • Classificação - Após a verificação de incompatibilidades, os alunos que estão concorrendo a uma mesma turma e que não foram eliminados no passo anterior serão classificados, de acordo com o regulamento dos cursos de graduação da UFVJM , da seguinte forma:
  • Índice de prioridade (IP) - o índice de prioridade é quem garante que alunos regulares terão prioridade sobre os alunos irregulares.
  • Coeficiente de rendimento acadêmico (CRA) - o coeficiente de rendimento é calculado com base nas notas do aluno e na quantidade de créditos da disciplina. Quanto maiores as notas, maior o CRA e melhor a colocação na classificação para concorrer a vagas em turmas.

Ao final de cada análise, você deve entrar novamente em SIGA :: Ensino :: Matrícula para conferir o resultado das disciplinas desejadas até que você obtenha o resultado Pré- Matrícula OK (figura abaixo).